A relação com os cabelos é, em sua grande maioria, benéfica, já que os fios dão o contorno para o rosto e identidade. Mas há casos em que não é bem assim. Para tais situações, a Ciência dá um nome: dismorfismo capilar.

O dismorfismo capilar é uma condição psiquiátrica em que o paciente tem um alto grau de incômodo com pelos e cabelos. Para entender melhor o dismorfismo capilar e suas consequências, os profissionais especializados nos melhores tratamentos e procedimentos do Centro de Cuidados Capilares da Hairlabs foram convocados e apresentam este conteúdo exclusivo.

Se você ficou interessado(a) sobre o que é e quais os sintomas do dismorfismo capilar, continue lendo este material preparado pela HairLabs.

 

Fale Conosco

O que é o dismorfismo capilar?

Também conhecido como Tricodismorfismo, o dismorfismo capilar é uma condição psíquica que afeta o paciente em todos os campos: pessoal, familiar, profissional e social. A literatura mostra que o dismorfismo capilar é um dos diversos aspectos do Transtorno Dismórfico Corporal, o TDC.

Como já apresentado anteriormente, os sinais mais evidentes de que o paciente está acometido pelo dismorfismo capilar é o fato de que ele ou ela não possuem uma relação positiva com pelos ou cabelos.

Levando em consideração apenas a questão dos cabelos, a especialidade da HairLabs, o dismorfismo capilar faz com que o paciente veja seus cabelos como feios, ruins, ralos ou anormais, mesmo quando isso não é verdadeiro.

Quais as consequências para quem sofre de dismorfismo capilar?

Para os especialistas, entre eles os que atuam no Centro de Cuidados Capilares da HairLabs, o dismorfismo capilar pode ser classificado em dois blocos principais.

 

  • quadros leves: quando há apenas um desconforto com os cabelos, sem que isso afeta a vida do paciente;
  • quadros graves: quando o paciente se enxerga completamente diferente da realidade, por conta dos cabelos (mesmo quando eles estão em perfeitas condições).

 

Mas atenção!

É importante deixar claro que o dismorfismo capilar só é considerado uma patologia, quando as opiniões do paciente com relação aos cabelos alteram seu comportamento, criando uma imagem irreal.

Como identificar o dismorfismo capilar?

Na realidade, não é o paciente que identifica os sinais de que está sofrendo de dismorfismo capilar. Geralmente o alerta é ligado pelas pessoas que convivem com ele. Por isso alguns sinais são importantes e devem ser conhecidos, como:

 

  • percepção irreal da própria imagem;
  • preocupação exacerbada com os cabelos;
  • abuso nos gastos com cuidados capilares não necessários;
  • realização de tentativas para “consertar” a aparência;
  • relutância em ouvir e acreditar na opinião das outras pessoas, incluindo médicos, a respeito de sua aparência;
  • ansiedade, depressão, fobia social;
  • entre outros.

Avaliação com especicalista 

Os sinais apresentados acima pelos profissionais especializados em tratamentos e procedimentos no Centro de Cuidados Capilares da HairLabs nem sempre são facilmente identificados. 

Portanto, mais do que uma avaliação caseira, é importante direcionar o possível paciente de dismorfismo capilar para um médico psiquiatra que realizará avaliações mais específicas.

Soluções para tratar seu cabelo na HairLabs

Estar preparado para atender suas demandas por tratamentos e procedimentos capilares é o que move a HairLabs. Para isso, nossa estrutura conta com equipamentos de última geração e profissionais especializados para um atendimento de excelência.

Visite agora mesmo o Centro de Cuidados Capilares da HairLabs mais próximo de você ou faça o teste online agora mesmo que apresentará uma prévia das soluções para tratar a saúde de seus cabelos na HairLabs.

HairLabs